Crossplay: um gênero muito usado, mas pouco valorisado
- Sarah Takaeba / Walisson Lancelott
- 22 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Muitos já devem ter ouvido, lido, ou mesmo praticam o Crossplay (Cross-dressing) . Você já deve ter encontrado muitos pela internet, em eventos de anime ou até mesmo em séries e filmes mais nem sequer passou pela sua mente que era uma das categorias do Cosplay Convencional.
O Crossplay descende diretamente Cosplay: seguindo a tradução, cross que significa contrário/oposto e Play que significa brincar/jogar. Sendo assim, o crossplay ocorre quando uma pessoa do sexo feminino ou masculino brinca com sexo o oposto de um personagem. Garota se caracteriza de um personagem masculino ou o garoto se veste de um personagem feminino; pode não parecer, mas isso é muito comum e não implica na sexualidade do praticante. Ou seja, quem pratica o crossplay não é obrigatoriamente homossexual.
Existem Três subgêneros do crossplay. Eles determinam o grupo que o praticamente pertence. São eles: Gender Bender ,Cânon e o Genderplay.
* Gender ou Gender Bender: Também conhecido principalmente nos Estados Unidos e Japão como Regra 63, é quando o cosplayer muda o sexo do personagem. Geralmente isso é feito para coincidir com o seu próprio sexo. Isso é representado por mudar o cabelo do personagem, vestuário e etc.
Exemplo:

Se você vê um homem fazendo cosplay da Rainha Elsa ( Frozen / Disney ) ou uma mulher fazendo cosplay do Capitão América ( Marvel ) e ambus, mudaram o figurino, a aparência mas, mantiveram a essência do personagem ( quando é fácil identificar o personagem) isso é um Cosplay Invertido do personagem original, ou seja, um Crossplay Gender ( Regra 63).
*Cânon: Este é o estilo mais usado e o mais criticado pelos leigos. Ao contrario do Gender, este estilo se preocupa em manter o sexo original do personagem, obrigando o cosplayer a ocultar o seu.
Exemplo:

A cosplayer do lado direito esta caracterizada no personagem Dante ( Devil May cry ). perceba que ela utiliza uma cinta no busto para ocultar os seios. Isso faz com que o personagem original seja mantido mesmo tendo uma aparência feminina.
O mesmo ocorre com o cosplay do lado esquerdo. Representando a personagem Celestia Ludenberg ( Danganronpa ). Todo o figurino e trejeitos da personagem original foram mantidos mesmo tendo uma aparência masculina. Isso se caracteriza um Crossplay Cânon, porque o personagem original esta intacto.
*Genderplay: Este é um outro estilo que é mais usado por homens com o intuito de apenas chamar a atenção de forma humorística, que se concentra em criar uma paródia dos papéis tradicionais de gênero na sociedade, tornando o cosplay em uma espécie de arrastada e muito exagerada, que visa a criar um efeito humorístico.
Exemplo:

Fonte: Otamu,jp / Comic Nataliue / Crossplayart.com
Comments