Otakologia: O que é ser um Otaku?
- Sarah Takaeba
- 2 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Ser otaku é muito mais do que apenas ler mangás, ver anime na TV ou se vestir como seu personagem favorito. A principal característica desse grupo é não encarar a cultura japonesa como um hobbie, mas sim como um estilo de vida.
Um verdadeiro fã da cultura asiática se diferencia dos “posers” em pequenos, porém importantes detalhes que fazem toda a diferença na hora de responder algumas perguntas.
Para aqueles que não sabem, a palavra otaku (おたく) é um termo usado no continente asiático e outros países da Europa e America para designar os fãs de animes e mangás. Entretanto, no Japão, o termo é apenas utilizado para designar um fã de qualquer coisa em um grande excesso ou seja, otaku é o nome que se dá aos fanáticos por conteúdos cultura japonesa.
Existem " 7 grupos" de otaku, que se identificavam de acordo com seus interesses em comum. Algumas delas são:
OAnime:

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes essa afirmação irônica, "Anime é desenho!" e como um tipico patriota ou um defensor da moral você erroneamente solta uma enxurrada de exemplos e gêneros de anime para tentar provar que, anime não é um desenho.
Porém meu caro otaku, isso esta errado.
Sim. Anime é um desenho e quanto a isso não há discussão. Anime possui características próprias, como anatomia, mudança de câmera e até mesmo roteiro. Mas em sua essência é um desenho animado.
Por causa dessa afirmação feita pelo humorista e cronista japonês Akio Nakamori em 1989 inúmeros fãs de anime se rebelaram e começaram a procurar meios de provar que anime não e um desenho. Com isso, surgiu o grupo OAnime, pessoas que são fanáticas por qualquer produção anime.
Wa Manga:

Sabe aquela pessoa que conhece tudo sobre os principais títulos de mangá? Que encontra easter eggs aonde ninguém fazia ideia que teria? Aquela pessoa que só de falar o nome de um mangaká ele te faz uma lista da obra completa do autor? Então, essa pessoa é um Wa Manga.
Pasokon:

Ser viciado em computadores e em tudo o que o mundo virtual oferece é a vida de um Pasokon.
Se você se vê nessa condição, saiba que não está sozinho. Exitem inúmeras comunidades online que debatem sobre esse tema e são até legais. Á exemplo disso temos o pasokon.net que fala exclusivamente da saúde do seu pet.
Geemu:

Os jogos são tão importantes na vida de um otaku quanto comida e bebida a base de soja. Para a maioria das pessoas, eles têm o mesmo grau de relevância que animes e mangás. Os criadores da Nintendo são mestres em fazer jogos, por isso encontrar um jogo que te agrade é algo fácil e bem divertido.
E para aquela pessoa bem conservadora que não dispensa um game baseado em anime, principalmente os RPG's, saiba que você é um Geemu (Gamer).
Tetsudou:

Tsudou é o termo japonês que designa uma pessoa viciada em colecionar alguma coisa. Neste caso, Action Figures.
Ukato:

O otaku que nunca assistiu um hentai que atire a primeira pedra.
Ukato(termo unisex) é relacionado a pessoas que tem vasto conhecimento sobre Hentai ou que são viciadas em hentai.
Otaku:

Otaku (termo unisex) também é relacionado a pessoas que tem vasto conhecimento sobre animes e mangás, ou seja, aquela pessoa inteirada em determinado assunto seja ela na musica, no idioma, na cultura ou que se vê conhecedor de ambus os gêneros sitado acima.
Comments